I Curso Internacional de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental

Sobre o curso

A ARTAVE organiza de 07 a 10 de Abril de 1999, o 1º Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental.

A ARTAVE decidiu organizar, no âmbito das suas actividades, um Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental destinado aos alunos dos Cursos de Instrumentistas de Cordas e Sopros. Numa Escola Profissional de Música a formação dos alunos na área instrumental reveste-se de uma importância fundamental na globalidade das suas aquisições académicas. A ARTAVE está consciente de que a diversificação das experiências de formação, desde que adequadamente enquadradas e apoiadas, poderão ser muito enriquecedoras para os alunos.

O contacto dos alunos com outros professores e instrumentistas de reconhecido valor pedagógico e artístico pode ser de grande interesse não só porque permite a diversificação da aprendizagem, mas também porque leva a um maior equilíbrio, no sentido de que contribui para abrir novas perspectivas, nomeadamente para o prosseguimento de estudos e certamente para abrir caminho para novas possibilidades de sucesso futuro.

A colaboração e a participação activa dos professores de instrumento é essencial para garantir o sucesso do Curso. Só os professores poderão orientar os alunos na escolha, preparação e apresentação das obras e, naturalmente, com a assistência às aulas, esclarecê-los sobre a importância dos problemas colocados durante o trabalho com o professor convidado.

Embora o Curso se destine fundamentalmente para os alunos dos Cursos de Instrumentista, em casos em que se considere oportuno poderão ser admitidos alunos dos Cursos Básicos de Cordas e Sopros.

Embora o Curso se destine fundamentalmente para os alunos dos Cursos de Instrumentista, em casos em que se considere oportuno poderão ser admitidos alunos dos Cursos Básicos de Cordas e Sopros.

OBJETIVOS

  • Proporcionar aos alunos o contacto com outros professores e com outros métodos e técnicas pedagógicas;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de análise, através da concretização das sugestões dadas pelos professores convidados;
  • Desenvolver a capacidade crítica;
  • Contribuir para a tomada de consciência das capacidades e estádios de desenvolvimento dos alunos;
  • Proporcionar aos alunos contactos que lhes alarguem o leque de possibilidades relativamente ao seu posterior prosseguimento de estudos, dentro ou fora do país;
  • Promover a troca de experiências entre os professores de instrumento da ARTAVE e os professores convidados.

PROFESSORES CONVIDADOS

 

Alexei Mijlin, Violino
 
Boris Kuniev, Violino
 
Barbara Friedhoff, Viola d’Arco
 
Paulo Gaio Lima, Violoncelo
 
Pedro Wallenstein, Contrabaixo
 
Pedro Couto Soares, Flauta
 
Nuno Pinto, Clarinete
 
Andrew Swinnerton, Oboé
 
Pierre Kerremans, Fagote
 
António Costa, Trompa
 
Emílio Coutinho, Trombone e Tuba
Scroll to top